5 plugins que devem instalar no Thunderbird

thunderbird paginas extensões

Há alguns dias atrás escrevi um artigo sobre o Mozilla Thunderbird ser considerado o melhor cliente de email gratuito. Isto deve-se, em parte, à capacidade de lhe adicionar funções extra com a instalação de plugins ou extensões, que permitem ao Thunderbird ter novas características além das que contém de raíz.

As extensões para o Thunderbird podem ser consultadas no endereço https://addons.mozilla.org/pt-pt/thunderbird/extensions/

As que aconselho após terem instalado o Thunderbird são:

  1. LookOut (https://addons.mozilla.org/pt-pt/thunderbird/addon/lookout)
    LookOut é um plugin que permite ao Thunderbird descodificar os metadados e os anexos embebidos nos ficheiros anexos codificados pelo software da Microsoft, geralmente recebidos como anexo “winmail.dat”. Com o LookOut, o Thunderbird consegue descodificar o conteúdo do ficheiro winmail.dat e apresentar de facto os ficheiros anexos no seu formato original, quer sejam, imagens, pdf’s ou outro tipo de ficheiro.

    thunderbird lookout
    thunderbird lookout
  2. SortPref (https://addons.mozilla.org/pt-pt/thunderbird/addon/sortpref)
    Este plugin fornece controlo sobre a ordenação das mensagens que o Thunderbird deve fazer nas pastas. Aconselho a instalar logo de início para que as vossas preferências tenham efeito antes de começar a receber as mensagens.

    thunderbird sortpref
    thunderbird sortpref
  3. TitleCase (https://addons.mozilla.org/pt-pt/thunderbird/addon/titlecase-for-thunderbird)
    Permite transformar o texto seleccionado para maiúsculas, minúsculas e outros tipos de alterações ao texto. Basta seleccionar o texto que quer alterar no corpo da mensagem de email e clicar com o botão direito do rato para escolher a opção desejada a partir do menu. Também existem atalhos de teclado.

    thunderbird titlecase
    thunderbird titlecase
  4. PrintingTools (https://addons.mozilla.org/pt-pt/thunderbird/addon/printingtools)
    Este plugin adiciona opções na altura de imprimir as mensagens ou listas de contactos. Pode modificar as opções para as mensagens na janela principal do Thunderbird, a partir do menu Ficheiro -> Opções de Impressão. Para a agenda de contactos, tem que abrir a janela da agenda, e depois acede ao menu Ficheiro -> Opções de Impressão. Para imprimir uma selecção de parte de uma mensagem, tem que aceder a Ficheiro -> Opções de Impressão na janela principal e activar essa opção. Depois, seleccione uma parte do texto da mensagem e clique em Imprimir ou em Pré-Visualizar Impressão.

    thunderbird printingtools
    thunderbird printingtools
  5. Corretor Ortográfico para Português de Portugal (https://addons.mozilla.org/pt-pt/firefox/addon/european-portuguese-spellcheck/)
    Como o nome indica, este é o dicionário que permite fazer a correcção ortográfica dos textos das suas mensagens de email. É uma extensão que é adequada para os produtos da Mozilla, tanto o Thunderbird como o Firefox.

Como instalar os extras no Thunderbird?

Na janela do Thunderbird deve aceder ao menu Ferramentas e depois clicar em Extras. No Thunderbird irá aparecer um novo separador para fazer a gestão dos extras, temas e dicionários.

thunderbird instalar extras
thunderbird instalar extras

Ao clicar na roda dentada no topo direito, aparece um menu no qual devem clicar na opção “Instalar extra a partir do ficheiro”. Irá aparecer a janela do sistema para procurarem a localização do ficheiro (o qual devem ter previamente feito o download).

Alguns extras requerem que o Thunderbird seja reiniciado para poderem ser utilizados mas isso será avisado após a instalação.

Espero que este artigo vos tenha sido útil e qualquer dúvida disponham!

Miguel Real
Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

2 comentários sobre “5 plugins que devem instalar no Thunderbird

  1. Ótimos textos. Bastante didático.
    O Thunderbird que tenho instalado em meu computador apresenta caracteres de controle em substituição aos caracteres acentuados.
    Já tentei configurar a exibição do texto para diversos tipos de codificação, mas sem sucesso.
    Gostaria de sua ajuda para tentar contornar este problema..

    1. Olá Marcos. Qual a versão do Thunderbird que você tem? A última versão tem uma série de problemas corrigidos. Eu aconselho a actualizar e verificar se corrige.

Deixar uma resposta