Ganhar Dinheiro

A Raize está a oferecer 20 euros

raize site screenshot

Para quem não conhece, a Raize é um site de empréstimos colectivos que propõe uma economia menos dependente do sistema financeiro tradicional e mais enraizada na sociedade. Acredita que através da simplicidade e transparência, pessoas e empresas podem criar juntos fontes de financiamento e rendimento mais equilibradas e sustentáveis para a nossa economia.

raize banner 468x60

Na Raize, são as pessoas que emprestam directamente às empresas Portuguesas, definindo um montante e uma taxa de juro. As empresas são financiadas por vários investidores, e cada investidor, pode investir em várias empresas.

A Raize é a primeira plataforma de empréstimos coletivos a nascer em Portugal e foi criada em 2012 por três empreendedores: José Maria Rego, Afonso Eça e António Marques. Tem sede em Lisboa, mais concretamente nas Amoreiras, e começou a angariar clientes este ano.

Começou a ganhar destaque em Abril ao tornar-se finalista do Prémio Inovação NOS, em parceria com o Dinheiro Vivo e a TSF, para a categoria de melhor start-up, e desde então já foi referenciado na comunicação social, na TSF, na revista Dinheiro Vivo e na TV, no programa “Imagens de Marca” transmitido pela SIC Notícias.

Assim, as empresas podem receber financiamento privado através de empréstimos dos membros da Raize em troca de um determinado juro para um determinado prazo. A vantagem para as empresas é conseguirem empréstimos a taxas mais atractivas do que podem obter na banca e para os membros a possibilidade de investirem dinheiro e terem taxas de juro também melhores que nos depósitos e aplicações financeiras.

Como funciona para as empresas?

As empresas que pretendem financiamento têm que se registar no site da Raize e são seleccionadas criteriosamente para reduzir ao máximo possível o risco do investidor. Para pedir um empréstimo na Raize, todas as empresas têm de cumprir com os seguintes requisitos:

  • Não estar em incumprimento no sistema bancário
  • Ter pelo menos 2 anos de actividade com contas registadas
  • Não ser ré em processos judiciais em que o valor da acção seja material
  • Ter sede fiscal em Portugal

Adicionalmente, a equipa da Raize analisa individualmente cada empresa na altura do seu registo. Apenas serão admitidas empresas que apresentem condições de conforto creditício para satisfazer o pagamento dos empréstimos que venham a contrair. Para tal, a Raize recorre ao mapa central de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal (onde estão espelhados rigorosamente todos os créditos e garantias de uma empresa ao sistema bancário), assim como a relatórios independentes de agências de informação e notação financeira.

Muito importante: O processo de selecção de empresas foi desenvolvido com o objectivo de minimizar o risco e as perdas para os investidores mas não pode ser considerado uma garantia sobre qualquer empréstimo que se venha a realizar através da plataforma Raize. A Raize não se responsabiliza por eventuais perdas que os investidores possam vir a sofrer resultantes dos investimentos realizados.

Como posso investir?

O investimento é feito através de um mecanismo de leilão onde a empresa recebe ofertas de vários investidores. Cada investidor define o montante e a taxa de juro que quer oferecer à empresa. Cabe depois à empresa aceitar ou não estas ofertas, sabendo que para completar um pedido de empréstimo a empresa terá de aceitar ofertas de vários investidores. Ofertas aceites pela empresa não podem ser canceladas, ofertas que ainda não tenham obtido resposta por parte da empresa podem ser canceladas a qualquer momento.

Raize leilões

A taxa de juro do empréstimo é aquela que o investidor propôs à empresa, e esta aceitou, independentemente de todas as outras ofertas que aceitou de outros investidores. Os leilões chegam ao fim quando a empresa obtém o total do financiamento e podem durar no máximo 30 dias.

Para começar a investir, temos que carregar a nossa carteira de investimento do site através de transferência bancária. O montante mínimo para se começar a investir são 20 euros.

Como recebo os meus dividendos?

O reembolso dos empréstimos é feito mensalmente, o que não só minimiza o risco como permite ao membro utilizar os ganhos para reinvestir em novas ofertas a cada mês. Caso queira receber de volta o dinheiro depositado mais os lucros ganhos com os juros, o membro apenas deve esperar o seu saldo acumular 20€ para poder pedir um pagamento por transferência bancária.

Porque devo registar-me na Raize?

Neste momento em que a economia está um pouco estagnada, os rendimentos de aplicações bancárias são diminutos e podemos ajudar a economia nacional, penso que é uma boa opção. Existe sempre algum risco mas se não estamos muito confortáveis podemos testar o sistema com 20 euros apenas.

Como existe ainda um sistema de referidos, com o qual ganhamos 25% da comissão da Raize sobre todos os montantes investidos por esse novo membro durante os seus primeiros 6 meses de registo, espero que utilizem o banner ou os links presentes neste artigo para criarem a vossa conta na Raize.

Além disso, após duas semanas de me ter registado foi-me oferecido precisamente 20 euros os quais já investi… por isso de que estás à espera para começar a ganhar dinheiro?

raize banner 468x60

E já sabem, qualquer dúvida estou disponível para vos ajudar, quer seja através do formulário de contacto, email, facebook ou google+.

Deixe aqui o seu comentário