MicrosoftOfficeSoluções

Como alterar o serial do microsoft office

keyboard and key

Por vezes, torna-se necessário recuperar o número de série que foi utilizado na instalação do Microsoft Office ou introduzir um novo número de série. Mas como fazê-lo?

O primeiro método é recorrer a software (gratuito) que permite ver, e em alguns casos, alterar o número de série do Office:

  1. Belarc Advisor: é um software que faz um relatório completo do seu sistema, o que inclui os números de série dos produtos que estão instalados no sistema, como por exemplo, do Windows, Office, CyberLink apps, VMware Workstation ou Nero Burning ROM. Este programa é gratuito par uso pessoal apenas.
  2. System Information for Windows (SIW): é também um software que faz relatórios do seu sistema onde pode encontrar os números de série dos seus produtos. O relatório está divido nas categorias de software, hardware, informação de rede, ferramentas de rede e outros utilitários.
  3. ProduKey: permite ver os números de série do Microsoft Office (Microsoft Office 2003, Microsoft Office 2007), Microsoft Windows, Microsoft Exchange Server, and Microsoft SQL Server. É possível ver os números de série noutro sistema operativo ou computador através de linha de comandos.
  4. WinKeyfinder: algumas das suas funcionalidades permitem ver os números de série do Windows 8 e Windows 8.1 (tanto na versão 32 e 64 bit), ver e alterar os números de série do XP, ver os números de série do Windows 7, Windows Vista 32 e 64 bit, ver e alterar os números de série do Office, ver os números de série do Windows 98 e Windows 2000.
  5. Magical Jelly Bean Keyfinder: procura por os números de série de mais de 300 programas, trabalha com sistemas de 64 bit também, e faz o scan noutras drives.
  6. Enchanted Keyfinder: é um fork do Magical Jelly Bean Keyfinder que permite ver ou alterar os números de série e é “portable”, ou seja, não precisa de ser instalado para ser executado. Possibilidade de exportar os números de série para ficheiros nos formatos csv, html, ini, ou txt.

O segundo método consiste em modificar o registo do windows, pelo que deve ser feito com cautela:

  1. Fechar todos os programas do Microsoft Office que estejam em execução
  2. No Windows, clicar em Iniciar, e em seguida, em Executar
  3. Escrever regedit e depois clicar em OK ou no próprio programa, dependendo da versão do Windows.executar regedit
  4. Localizar as chaves de registo do Microsoft Office, que dependendo da versão do Windows e do Office podem estar no seguinte caminho do registo:
    1. versões de 32 bit
      1. Office 2010
        HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Office\14.0\Registration
      2. Office 2007
        HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Office\12.0\Registration
      3. Office 2003
        HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Office\11.0\Registration
      4. Office XP
        HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Office\10.0\Registration
    2. versões de 64 bit
      1. Office 2010
        HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Office\14.0\Registration
      2. Office 2007
        HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Office\12.0\Registration
      3. Office 2003
        HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Office\11.0\Registration
      4. Office XP
        HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Office\10.0\Registration

  5. Exportar a chave do registo como precaução
    1. clicar com o botão direito do rato na chave
    2. clicar em exportar, escolher um nome para o ficheiro e clicar em guardarexportar chave do registo
  6. Na chave do registo, podem existir vários Globally Unique Identifiers (GUID) que contêm uma combinação de caracteres alfanuméricos. Cada GUID é específico e relacionado com um programa que está instalado no seu computador.
  7. Clique num GUID e verifique qual a versão do Office que está listado no painel direito no campo Productname. Depois de localizar o GUID que corresponde à versão do seu Office faça o seguinte:
    1. Clique com o botão direito do rato no campo DigitalProductID, depois em Delete, e em seguida em Sim.
    2. Clique com o botão direito do rato no campo ProductID, depois em Delete, e em seguida em Sim.eliminar campo da chave de registo
  8. Feche o regedit e reinicie o PC.
  9. Execute um programa do Microsoft Office, como o Microsoft Word, por exemplo. Quando visualizar a mensagem para introduzir o número de série, escreve-o correctamente e clique em OK.

NOTA 1: No passo 7, se não quiser eliminar os campos, pode alterar o nome dos mesmos para OldDigitalProductID e OldProductID. Assim, poderá ser mais fácil repôr se alguma coisa correr menos bem, apesar de ter feito um backup da chave do registo no passo 5.

NOTA 2: No Office 2010, existe a possibilidade de alterar a chave a partir dos próprios programas. Abra o Word, por exemplo, e clique no menu Ajuda, depois na opção Alterar a Chave do Produto.

Se por alguma razão, ao iniciar os programas do Microsoft Office, não for pedido para inserir o número de série, repita os passos para tentar localizar a versão correcta do seu produto.
Conheciam estes métodos? Que outras formas utilizam para resolver esta situação?

Deixe aqui o seu comentário