SegurançaSoluções

Como criar uma imagem do sistema no Windows 7 e Windows Vista

windows 7 desktop

Os novos utilitários de backup no Windows 7 são realmente muito impressionantes e criar uma imagem do sistema é possível em todas as versões deste sistema operativo. Vamos mostrar como criar uma imagem de backup da sua máquina sem a necessidade de instalar software adicional como o Norton Ghost ou o Acronis True Image.

Se acabou de instalar uma nova cópia do Windows 7 no seu computador, procedeu à instalação de software adicional e configurou a sua máquina a seu gosto, uma das primeiras coisas que deve fazer agora é criar uma imagem do disco. Assim, no caso de um acidente, será capaz de restaurá-lo para este ponto inicial num instante.

O que é uma imagem do disco?
Uma imagem é uma cópia exata de todo o seu sistema e serve para restaurar a sua máquina para o estado que está guardado nessa imagem. O melhor momento para criar uma imagem do seu sistema é quando está limpo e organizado, normalmente quando se acaba de formatar a máquina, instalando um novo sistema operativo, anti-virus, e algum software com que vamos trabalhar, não esquecendo as atualizações críticas do sistema e restante software.

Preciso de instalar algum software? E os custos?
Bom, no Windows 7 está disponível em todas as versões, um utilitário da Microsoft que permite efetuar a imagem do disco. No Windows Vista, só nas versões Vista Ultimate, Business e Enterprise é que está disponível. Para que tem versões diferentes das que indicámos (Windows Vista Home e Home Premium, Windows XP, etc.) não será possível usarem este software tendo que recorrer a outros programas para fazerem imagens do disco. Sou particularmente fã da ferramenta da Acronis, o True Image (http://www.acronis.pt/homecomputing/products/trueimage/) e do Symantec Ghost (http://www.symantec.com/themes/theme.jsp?themeid=ghost) mas não são gratuitas. O Macrium Reflect (http://www.macrium.com/reflectfree.aspx) é uma ferramenta gratuita mas que ainda não tive oportunidade de experimentar para vos dar feedback.

Porque devo fazer uma imagem do sistema?
Porque no caso de o seu PC ter algum problema, como por exemplo o sistema corrompido ou um vírus que deixou o seu sistema inoperacional, é um método que permite repor a sua máquina para um estado anterior em pouco tempo.

Como criar a imagem no Windows 7

Clique no botão INICIAR e na caixa de procura escreva a palavra cópia. Nas sugestões de programas e ficheiros que aparecem, clique na parte dos PROGRAMAS, onde diz Cópia de Segurança e Restauro.

windows 7 imagem do disco passo 1

De seguida, clique em Criar uma imagem do sistema.

windows 7 imagem do disco passo 2

Depois terá que decidir onde quer guardar a imagem do sistema. Recomendo que tenha ligado um disco externo e o seleccione para armazenar a cópia do seu sistema.

windows 7 imagem do disco passo 3

No passo seguinte pode incluir outras drives (discos) se assim o pretender. Mas claro que isso acrescentará espaço ao tamanho da imagem que irá ser criada.

windows 7 imagem do disco passo 4

No ecrã de confirmação, pode ver quanto espaço ocupará a imagem e se pretender corrigir alguma coisa poderá ainda cancelar esta operação e voltar a definir outros parâmetros.

windows 7 imagem do disco passo 5

A imagem do sistema será criada aparecendo uma janela com uma barra de progresso. Os tempos de espera variam conforme os dados escolhidos para salvaguardar assim como o tipo de suporte onde a imagem será criada.

Depois de o processo estar completo, terá a opção de criar um disco de reparação, o que aconselhamos a fazer, e guardá-lo para o caso de ser preciso no futuro efectuar o restauro da imagem.

windows 7 imagem do disco passo 6

Como criar a imagem no Windows Vista

Inicie o centro de backup e restauro e clique no botão para fazer o backup do computador. Os restantes passos são idênticos aos do Windows 7.

windows vista imagem do disco passo 2
 
 

Como fazer o restauro da imagem?

Inicie o PC com o DVD criado e escolha a opção Recuperação da Imagem do Sistema. Siga os passos, localizando a imagem previamente guardada e o sistema será recuperado.

windows restauro do sistema imagem
 

Conclusão
Este é um recurso extremamente útil e que realmente funciona bem. A Microsoft também esteve bem em proporcionar esta ferramenta em todas as versões do Windows 7 em vez de estar presente apenas nas versões mais sofisticados. Isto vai lhe poupar algum dinheiro pois não terá que gastar qualquer quantia noutro software deste tipo. Deverá criar uma imagem do sistema quando ele está “instalado de fresco” para que a imagem não seja muito grande e o fundamental da sua máquina seja rapidamente restaurado. Por exemplo, uma imagem depois de uma nova instalação, com software mais comum e actualizações ficará à volta de 10 GB, que hoje em dia é facilmente armazenado num disco externo ou alguns DVDs.

Deixe aqui o seu comentário