Programação

Como instalar o Microsoft SQL Server no Mac OS

Neste artigo vou mostrar-te como podes instalar o Microsoft SQL Server no Mac Os. Sim, é possível!

O que é o Microsoft SQL Server (MSSQL)?

O Microsoft SQL Server é um Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD) desenvolvido pela Microsoft sendo um dos principais sistemas a actuar no mercado das Bases de Dados.

As versões do Microsoft SQL Server corriam apenas em Windows. No entanto, com o lançamento da versão do SQL Server 2017, a Microsoft deu suporte a que o seu SGBD possa ser executado num sistema operativo Windows, Linux ou num container Docker.

Para então se poder instalar o Microsoft SQL Server no Mac OS vamos recorrer ao Docker (plataforma Open Source escrita em Go – linguagem de programação desenvolvida pela Google), e que não é mais que um sistema de virtualização que partilha recursos da nossa máquina.

O Docker possibilita o empacotamento de uma aplicação ou de um ambiente inteiro num container, e a partir desse momento, o ambiente torna-se portável para qualquer outro host que tenha o Docker instalado. Assim, depois do Docker estar instalado, iremos definir um container para conter o SQL Server.

Então, resumidamente iremos executar estes passos:

  1. Instalar o Docker
  2. Configurar o container e instalar o Microsoft SQL Server (MSSQL)
  3. Instalar um cliente MSSQL para fazer a gestão das Bases de Dados

1. Instalar o Docker

  1. Criar uma conta (Sign Up) no site do Docker em https://hub.docker.com/
  2. Confirmar o email
  3. Fazer o Sign In
  4. Aceder à página de download do Docker para Mac OS em https://store.docker.com/editions/community/docker-ce-desktop-mac e clicar no botão Get Docker para iniciar a transferência do ficheiro DMG.get docker mac os
  5. Executar o ficheiro DMG transferido e na janela que aparece, arrastar o ficheiro Docker.app para a pasta das aplicações para dar inicio à instalação do Docker no Mac OS
    install docker mac os
  6. Assim que o Docker estiver instalado, é possível executá-lo a partir da pasta das aplicações ou do Launchpad. Irá aparecer um icon da aplicação na barra de topo. Assim que a animação do ícone parar, o Docker está inicializado.
    instalar docker mac os

2. Configurar container e Instalar o MSSQL

  1. Iniciar o terminal para emitir comandos para o Docker.
  2. A Microsoft já disponibiliza imagens pré-configuradas que incluem a edição de desenvolvimento do SQL Server 2017 a correr no Ubuntu Linux. Para instalar a última versão vamos executar o seguinte comando:
    sudo docker pull microsoft/mssql-server-linux:latest

    É necessário introduzir a senha de administrador do Mac e, em seguida, a imagem do sistema atrás referido é transferida.

  3. As imagens do Docker necessitam de ser “descompactadas” em containers, sendo que uma imagem pode ser usada para criar vários containers idênticos se assim necessitar. Os containers apenas necessitam de ter nomes diferentes. Neste caso vamos criar um container chamado sqlserver1 através do seguinte comando:
    sudo docker run -e 'ACCEPT_EULA=Y' -e 'SA_PASSWORD=yourStrong(!)Password' -p 1433:1433 -d microsoft/mssql-server-linux:latest --name sqlserver1

    NOTA:
    Podes alterar a senha default (yourStrong(!)Password) da conta de administração do MSSQL para outra à escolha

  4. No final, verificar que tudo correu como esperado ao observar o estado do container do Docker com o seguinte comando:
    docker ps -a

    mssql container status

    Deve aparecer uma linha com os dados do container e o seu STATUS deverá dizer UP. Se aparecer exited, deves verificar se os comandos dos passos anteriores estão bem escritos. Também poderás tentar a sequência de comandos para fazer o reset do servidor:

    docker stop sqlserver1
    docker start sqlserver1

     

3. Instalar cliente MSSQL

  1. Para gerir o servidor de base de dados vamos instalar uma aplicação cliente. A Microsoft desenvolveu o Azure Data Studio que corre em Windows, Mac OS e Linux. Podes fazer o download em https://docs.microsoft.com/en-us/sql/azure-data-studio/download?view=sql-server-2017
  2. Faz o unzip do ficheiro e arrasta o ficheiro “Azure Data Studio.app” para a pasta das aplicações.
  3. Executa o “Azure Data Studio.app” e introduz os dados para fazer a ligação ao servidor
    Server = localhost
    User name = sa
    Password = yourStrong(!)Password (ou outra que tenhas escolhido na configuração do container)
    azure data studio mac os
  4. Clica em Connect. Irás ver um ecrã muito semelhante ao Visual Studio Code. À esquerda é apresentada a lista dos servidores aos quais estamos ligados. Pode-se expandir o servidor para visualizar informação e efectuar a gestão das bases de dados desse servidor, itens de segurança, etc.
    azure data studio mac os

E assim chegámos ao fim das operações que permitem ter uma instância de um servidor de Microsoft SQL Server a correr num Mac OS, abrindo várias possibilidade de desenvolvimento de aplicações no ambiente do sistema operativo Mac que exigiam normalmente uma máquina ou acesso remoto a máquinas Windows.

Deixe aqui o seu comentário