Jogos

Como jogar Pokémon Go

pokemon go logo

Como jogar Pokémon Go?

O Pokémon GO é o jogo do momento. Tendo chegado oficialmente a Portugal no passado dia 15 de Julho, teve uma adesão massiva como era de esperar. Os pequenos monstros de bolso (Pokémon = Pocket Monsters) podem agora ser apanhados no jogo criado pela Niantic.

John Hanke, fundador da Niantic Inc., chegou a fazer parte da Google, tendo trabalhado até 2010 em projectos como o Google Maps ou o Google Street View. Isto permitiu-lhe usufruir da infraestrutura e da informação geográfica existente nas bases de dados da gigante tecnológica. E isso terá sido crucial no desenvolvimento do primeiro jogo de realidade aumentada da Niantic, o Ingress, que, no entanto, não atingiu as proporções do Pokémon GO.

Mas o Ingress foi muito importante para o sucesso e desenvolvimento do Pokémon GO. A Niantic chegou a pedir aos jogadores que sugerissem locais de interesse para serem adicionados ao mapa. E de um total de 15 milhões de sugestões, a equipa aproveitou 5 milhões, tendo essas sugestões transitado directamente para o Pokémon GO.

Para quem quer iniciar a sua vida de treinador de Pokémons, vou deixar aqui algumas noções sobre o jogo.

Glossário

  • Treinador: São os jogadores que se dedicam a apanhar e a evoluir as criaturas, os pokémons. O objetivo da maioria dos treinadores é ter um exemplar das 151 espécies de pokémons à solta no mundo. No Pokémon GO, os treinadores sobem de nível à medida que vão ganhando experiência.
  • Pokémon: São as criaturas em que o jogo se baseia. No total, existem 151 espécies diferentes de pokémons que podes apanhar e evoluir. Os pokémons podem lutar entre eles e tornarem-se mais fortes com treino. Alguns pokémons são muito comuns. Outros são muito raros e difíceis de apanhar. Os pokémons nunca morrem, só desmaiam. Mas têm de ser curados. Cada pokémon tem um tipo (erva, fogo, água, terra, eletricidade e por aí em diante) e isso determina as suas fraquezas e vantagens. Por exemplo, um pokémon do tipo fogo é bastante eficaz contra os de tipo erva, mas é bastante fraco contra os pokémons do tipo água.
  • Pokébola: É uma bola oca que serve para apanhar pokémons. Existem vários tipos diferentes de pokébolas, mas as básicas aparecem pintadas de vermelho e branco. Cada pokébola só pode ser usada uma vez. Para se apanhar um pokémon, é preciso atirar-lhe uma pokébola. O pokémon não fica necessariamente preso na pokébola à primeira tentativa. Após capturar com sucesso um pokémon selvagem ele fica disponível no teu aparelho.
  • Pokédex: É onde são registadas as informações relativas a todas as espécies de pokémons que um determinado treinador tem, ou com as quais já se cruzou no jogo. Todos os treinadores têm um.
  • Pokéstop: São locais onde os treinadores podem abastecer-se de pokébolas e ganhar outros itens relevantes para o jogo. Na vida real, esses locais podem ser monumentos, bibliotecas, parques, postos do correio ou qualquer outro sítio que o jogo interprete como sendo um ponto de paragem. No mapa, as pokéstops aparecem representadas por um pequeno cubo azul. Para que os jogadores não ganhem demasiados itens através das pokéstops, existe um período de espera de 5 minutos até a pokéstop ficar novamente disponível para o jogador recolher itens. Nesse período, a pokéstop ficará cor-de-rosa.
  • Ginásio: A par de apanhar pokémons, os ginásios são o outro ponto central de todo o desafio. São também pontos de interesse público no mundo real que, no jogo, se convertem em grandes estruturas facilmente identificáveis no mapa. Só podes entrar num ginásio quando a tua personagem de treinador alcançar o nível cinco de experiência. Existem três equipas no jogo, representadas pelas cores amarela, azul e vermelha (Instinct, Mystic e Valor, respetivamente). No mapa, podes ver a que equipa pertence cada ginásio através da cor do ícone. Quando entras num ginásio pela primeira vez, passarás a pertencer à equipa que tiver conquistado esse ginásio. Num ginásio, podes ainda fazer três coisas: treinar os teus pokémons lutando contra pokémons da mesma equipa; defender um ginásio da tua equipa, disponibilizando pokémons dos teus; ou tentar controlar um ginásio inimigo, lutando contra as equipas adversárias.

Objectivo do jogo

O objectivo do Pokémon GO é capturar os monstros, vulgarmente conhecidos por pokémons e depois treiná-los e utilizá-los em batalhas nos vários ginásios espalhados pelo mundo. Ao contrário dos jogos na série principal da Nintendo, Pokémon GO utiliza um mapa e a nossa localização exacta (via GPS) para determinar onde os monstros podem estar escondidos e onde se encontram as PokéStops e os Ginásios.

Quanto mais o jogador caminhar e explorar o mundo que o rodeia, mais hipóteses tem se cruzar com um Pokémon selvagem. O elemento surpresa é uma das coisas que tornam o jogo tão apelativo. Assim que tiveres Pokémon suficientes, podes juntar-te a uma equipa e lutar contra outros jogadores em ginásios locais.

Como jogar?

Personagem

A primeira coisa a fazer é escolheres a tua personagem e selecionar os traços físicos que forem do teu agrado. Quando terminares, poderás ver o mapa com a tua personagem de treinador ao centro. Esse mapa é, também, o mapa real da tua aldeia, vila ou cidade, dependendo do sítio onde estás na vida real.

pokemon go trainer

À tua volta terás três pokémons:

  • O cor de laranja é o Charmander, que é do tipo fogo;
  • O pokémon azul é o Squartle, um pokémon aquático;
  • O verde é o Bulbasaur, um pokémon do tipo erva.

Um deles é para ti e terás de o apanhar. Para isso, basta carregar nele e com o dedo, arrastar e atirar-lhe uma pokébola (aquelas coisas vermelhas e brancas redondas em forma de bola que servem para apanhar criaturas no jogo). Tens de lhe acertar mesmo para que a pokébola tenha efeito. Este será o teu primeiro companheiro de aventura.

Além destes três pokémons iniciais, existe um quarto, o popular Pikachu. No próximo artigo vamos ensinar um truque para que possas apanhar e começar com este pokémon.

Agora que tens o teu primeiro pokémon, é preciso escolher um nome para a tua personagem. Esse nome será único no jogo e não poderá ser usado por mais ninguém em nenhuma parte do mundo. Depois deste passo, estarás pronto para começar a aventura. Sai da casa e parte à aventura!

Parar nas pokéstops

Escolhe um dos ícones azuis (com um cubo no topo) que esteja nas redondezas e dirige-te até lá — se estás numa grande cidade, o local não deverá estar muito longe e poderás ir a pé. Se vives num sítio mais remoto, poderás ter de te deslocar noutros meios de transporte até encontrares uma pokéstop.

pokemon go mapa pokestops e ginásios

Uma vez próximo do local, carrega no ícone que aparece no mapa. No ecrã, aparecerá uma fotografia circular do sítio onde está. Arraste o dedo da esquerda para a direita para ver quais os itens que poderás recolher. Depois, dá um toque neles para os guardar.

Se por acaso o seu telemóvel começar a vibrar, isso significa que haverá um pokémon por perto — no canto inferior direito do ecrã é possível ver que pokémons selvagens existem nas redondezas (sightings). E isso leva-nos ao próximo ponto.

pokemon go mapa sightings

Apanhar um pokémon selvagem

Há várias formas de saber que existem pokémons selvagens nas redondezas: pode aparecer indicado no canto do ecrã, o telemóvel começa a vibrar ou no mapa podes ver vegetação a abanar, isso significa também que há por ali um pokémon.

O pokémon aparecerá visível no mapa quando estiver perto dele. Clica na criatura para a poder apanhar. Como fizeste no início do jogo, terás de lhe lançar uma pokébola e acertar-lhe mesmo em cheio. Haverá um anel em torno do pokémon: se for verde, deverá bastar uma ou duas pokébolas até conseguires; se for vermelho, será um bocadinho mais difícil. O anel também vai mudando de largura. Quando mais estreito, maiores serão as probabilidades de o apanhar.

Se não estiveres a conseguir, experimente desligar o modo AR (Realidade Aumentada) no botão do topo, à direita. Em vez de sobreposto à câmara do telemóvel, o pokémon aparecerá mesmo ao centro do seu ecrã. Mas não é tão divertido. Podes ainda fugir e abandonar o pokémon, carregando no ícone à esquerda.

E se não existirem pokémons por perto?

Podes abrir o menu da aplicação (na pokébola ao centro e na base do ecrã), entrar na secção dos itens e usar um módulo “Incense”. Este artefacto vai atrair pokémons para perto de ti durante 30 minutos. No início, tens duas unidades deste item. Mais tarde, se quiseres mais, terá de as comprar com a moeda virtual do jogo — e que, por sua vez, pode ser adquirida com dinheiro real, ou eventualmente, ganhar algum através de uma pokéstop ou com a subida de nível de experiência.

Outra forma é aplicar um Lure module num pokéstop. É semelhante a um Incense, no sentido que atrai pokémons durante 30 minutos para a localização onde foi aplicado. As diferenças é que o Lure module só pode ser aplicado numa pokéstop e toda a comunidade de jogadores pode usufruir e capturar os pokémons que se deslocarem à pokéstop. Outra diferença é que não se consegue ver o timer com o countdown do tempo que o Lure ainda estará activo. Quando terminar, o pokéstop deixa de emitir as pétalas rosas.

Umas das tácticas populares é usar um Lure module, um Incense e um Lucky Egg em simultâneo para atrair um grande número de pokémons.

Evoluir

Como em todos os jogos deste género, o segredo está em evoluir. Quanto mais jogares, mais forte serás no jogo. O principal passa por evoluir a tua própria personagem (o treinador), adquirindo pontos de experiência (XP). Podes ganhar experiência capturando pokémons, incubando ovos de pokémon enquanto te deslocas no jogo (o mínimo são dois quilómetros), descobrindo novas espécies de pokémon, visitando pokéstops ou mesmo treinando os pokémons em ginásios.

Quanto aos próprios pokémons, cada um está associado a dois indicadores: CP (combat points), que é a quantidade de dano que pode infligir num adversário, e o HP (hit points), que é a quantidade de dano que pode receber. À medida que um pokémon evolui, essas métricas também evoluem de forma paralela.

pokemon go snorlax

Esse tipo de evolução chama-se PowerUP e precisa de duas coisas: Stardust, que é uma substância que se ganha quando se apanham pokémons novos, e Pokémon Candy, que é uma substância associada a cada espécie de pokémon (por exemplo, o Pikachu usa Pikachu Candy). Ganhar Candy faz-se também capturando um determinado tipo de pokémon. Por exemplo, para ganhar Pikachu Candy terás de apanhar vários Pikachu. Depois basta transferir os pokémons que não queres (normalmente os mais fracos dessa espécie, isto é, com menos CP e/ou HP) para o Professor Willow para depois receber mais Candy dessa substância (botão “Transfer” no jogo).

Uma boa dica para iniciantes é ir gastando os recursos num pequeno grupo de pokémons. Assim, terás um pequeno esquadrão de pokémons fortes para quando for preciso partir para a batalha.

Download

Para ios, https://itunes.apple.com/us/app/pokemon-go/id1094591345?mt=8

Para android, https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nianticlabs.pokemongo

Trailers

Ficam aqui dois trailers sobre o jogo:

Agora que já te demos a conhecer o básico do Pokémon Go, só te resta partir à aventura!

Fontes:

  • Observador
  • Pplware
  • Redbull

Deixe aqui o seu comentário