Como resolver a lentidão do Yosemite?

macbook pro yosemite wallpaper

Sou utilizador de um macbook pro há alguns anos e tenho usado já alguns sistemas operativos da Apple, como o Leopard, Snow Leopard e o Mavericks. A nova política da Apple, desde o Mavericks, foi de disponibilizar os novos sistemas operativos gratuitamente aos seus utilizadores. Como tal, realizei o upgrade e a instalação correu muito bem.

Mas o que traz de novo este sistema operativo?
No geral há uma aproximação ao iOS, o sistema operativo dos dispositivos móveis da Apple. A interface foi redesenhada assim como a maioria das suas aplicações.

Outra novidade prende-se com o facto de que se tiver um iPhone, pode enviar e receber mensagens iMessage e SMS diretamente no seu computador Mac. Se os seus dispositivos estiverem na mesma rede, pode até atender chamadas no seu computador, deixando de precisar de se deslocar até ao seu telefone, caso esteja longe.

O handoff é uma das funcionalidades muito aguardadas pois permite começar algo num dispositivo e retomar essa atividade num outro completamente diferente no ponto onde estava.

Outra característica é podermos facilmente gravar o que se passa no ecrã do iphone ou do ipad no nosso Mac, extremamente útil para quem gosta de fazer tutoriais, por exemplo.

Estas são apenas algumas das novidades.

Mas o Yosemite é lento?
Bom, pelo que pude apurar, existem muitos utilizadores contentes com o novo sistema operativo. No entanto, há também uma grande grupo de pessoas descontentes e que relatam diversos problemas de lentidão ou lag. Eu pude testemunhar também este problema.

No meu caso, tenho um macbook pro de 15″ mid 2009, com CPU 2,8 GHz Intel Core 2 Duo, memória RAM 8 GB 1067 MHz DDR3 e HDD 750GB 7200 rpm. Com os sistemas operativos anteriores nunca tive problemas de desempenho com a configuração de hardware que tenho e estava bastante satisfeito com o Mavericks.

Fiz o upgrade através da app store e o processo correu sem problema algum. Quando comecei a utilizar o Yosemite é que começaram os problemas. Uma simples tarefa de mudança de janela ou de percorrer várias fotos no finder tornou-se uma dor de cabeça.

O sistema operativo começou a mostrar-se pouco fluido, com muito lag e a circunferência colorida era exibida muito frequentemente entre diversas operações.

E tem solução?
No meu caso, está resolvido e por isso decidi publicar este artigo onde explico os passos que podem tentar para solucionarem o vosso problema. Depois de ler os relatos de quem já passou pela mesma situação decidi tentar resolvê-la e partilhar com vocês o que podem fazer.

Passo 1:
A primeira solução teve como objectivo tornar o meu sistema utilizável, uma vez que estava a ser desesperante a simples tarefa de mexer o rato ou mudar de janela. Em muitos casos bastou reduzir a transparência no menu de acessibilidade para que o sistema operativo ganhasse nova vida.

Em primeiro lugar têm que abrir as Preferências do Sistema (por exemplo, através do símbolo da maçã no canto superior esquerdo) e depois clicar em Acessibilidade, como podem ver na figura.

passo_1_1

Em seguida, nas opções que dizem respeito ao separador Monitor (1) devem ativar a opção Reduzir transparência (2).

passo_1_2

Passo 2:
Os computadores Mac têm um tipo de reset ao hardware que normalmente resultam num aumento de velocidade do computador após a sua realização. Neste caso, recomenda-se um reset ao System Management Controller. Esta operação é segura e afeta apenas o hardware, pelo que não compromete nenhuma informação que esteja guardada nos discos do seu computador.

Pode fazer o SMC reset seguindo estas etapas:

  1. Desligar o computador
  2. Ligar o cabo de alimentação à tomada de parede
  3. Premir sem soltar simultaneamente as teclas Shift Esquerdo + Option + Control + Botão de Power por 10 segundos (o seu computador não irá ligar mas será registado um reset)
  4. Libertar todas as teclas após os 10 segundos e ligar o seu mac como faria normalmente

 

No entanto, este reset não foi suficiente, e tive que optar por fazer o PRAM (Parameter Random Access Memory) Reset. O PRAM é um sítio específico que armazena algumas configurações que o sistema operativo acede rapidamente. As configurações que aqui são guardadas dependem do seu computador e dos dispositivos que ele tem mas tipicamente estão relacionadas com o disco de arranque, a resolução do ecrã, o volume do som, entre outras.

Para fazer o PRAM reset siga estas etapas:

  1. Desligar o computador
  2. Vai precisar de pressionar as teclas Option, Command, P e R por isso localize-as no teclado
  3. Ligue o seu computador
  4. Prima imediatamente as teclas que referimos no ponto 2 antes de aparecer o ecrã cinzento e só largue quando o computador voltar a reiniciar
  5. Largue as teclas

Este foi o passo necessário para que no meu caso ficasse com o sistema operativo normal.

 

Passo 3:
Apesar de o upgrade ter corrido bem, uma instalação de raiz provavelmente não teria tido estes problemas. Por isso, é aconselhável fazer uma reparação das permissões do disco para o caso de estarem ficheiros em conflito. Abra o utilitário de discos (presente em aplicações -> utilitários) e escolha o disco que tem o sistema operativo instalado (1) e depois faça Reparar permissões do disco (2).

passo_3

No meu caso foram encontradas poucas inconsistências mas acho que assim tenho o principal verificado.

Espero que estas dicas vos sejam úteis e que sobretudo vos ajudem a resolver a lentidão do vosso Yosemite. Qualquer dúvida disponham!

Miguel Real
Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

16 comentários sobre “Como resolver a lentidão do Yosemite?

  1. Fiz os segundos e terceiros passos mas não obtive nenhum êxito. Meu MacBook Pro, i5com 8gigas de memória amanheceu lento. A lentidão vai e volta em segundos, e dá para se perceber ao tentar abrir um programa. Estou usando o Yosemite e a última atualização instalada. Já aconteceu isso antes quando instalei o Yosemite antes de seu lançamento oficial. Tinha sido habilitado o filevault e ele que ocasionava a lentidão. Mas dessa vez não habilitei e não fiz instalação de nada. E tbm não consigo acessar as opções de, nem mesmo de acessibilidade para fazer os passos da dica um de seu artigo. Qualquer ajuda eu fico gratíssimo

    1. Olá. Eu acabei por comprar um disco SSD e fazer a instalação de raiz. O desempenho melhorou um pouco mas continuo um pouco desiludido com este sistema operativo. O Mavericks funcionava bem melhor na minha opinião. A tua segunda tentativa foi uma instalação de raiz?

  2. Olá. Não consigo abrir o cadeado nas Preferências de Sistema.
    Fica pendurado porque não consegue abrir o quadro para a autorização.
    Sempre que necessito de fazer alguma alteração tenho que reiniciar em Modo de Segurança para o conseguir.
    O problema parece estar no utilizador, pois criei um novo e funciona bem.
    Mas não queria perder os meus dados todos.

    Há solução para este problema?

    Obrigado

  3. ola, fiz todos os passos, e mesmo assim meu computador nao esta funcionando, ele trava em qualquer lugar que eu clico, e fica constantemente com a bolinha colorida, vc teria alguma outra dica? :/

    1. Olá.

      Há utilizadores que podem ainda ter problemas com o FileVault, a ferramenta de encriptação do OS X. Para desabilitar o FileVault siga estes passos:

      1. Menu Apple -> Preferências do Sistema
      2. Clique em Segurança e Privacidade
      3. Clique em FileVault
      4. Clicar no cadeado para permitir fazer alterações e introduzir a nome e senha do administrador do sistema
      5. Clicar em Desligar/Desactivar o FileVault
      6. Clicar em Desligar a Encriptação

      Se tiveres dúvidas sobre este procedimento podes verificar como fazer a desactivação do FileVault neste vídeo do YouTube em

  4. MIquel, estou com problema de super aquecimento do Macbook air…estou achando q foi depois q instalei o Yosemite. Alguma dica para solucionar isto??
    Obrigada!

    1. Olá Lucianna. O que recomendo em primeiro lugar é verificar a temperatura do seu Mac. Faça o download da aplicação gratuita istat pro em http://istat-pro.soft32.com/ e note que uma temperatura do CPU à volta dos 90º C é normal. O preocupante é se o computador parece aquecer e as ventoínhas não param de girar.

      Os primeiros passos é fazer todas as atualizações que existirem para o seu Macbook air. A utilização do Mac deve ser feita numa mesa e não no colo ou sobre uma manta ou na cama pois pode obstruir a ventoínha/saída de ar.

      A temperatura da sala também deve estar entre os 10º a 35º C. Se estiver acima dessa valor, é pior para a utilização do seu Mac.

      A Apple também recomenda a utilização de fichas de energia ou transformadores originais. Além disso, deve ligar o magsafe primeiro no portátil e só depois à tomada de parede.

      Se já fez estes passos e o problema persiste, então deves verificar os processos no monitor de atividade e se algum está a consumir a CPU perto dos 100%. Provavelmente terá que o terminar e depois de identificar qual o software a que pertence, ponderar a sua desinstalação ou substituição.

      Para verificar os processos:
      1. Abrir o Monitor de Atividade.
      2. Escolher Todos os Processos.
      3. Clicar em CPU.
      4. Clicar na coluna de %CPU para ordenar os processos e aplicações pelo nível de utilização do CPU.

      Procure por aplicações que estejam a usar mais de 70% da CPU. Seleccione a aplicação e escolha “Quit Process”.

      Se mesmo assim, ainda não conseguir resolver, recomendo fazer um SMC reset como está descrito neste artigo. Por vezes, pode ser necessário fazer este reset mais do que uma vez.

      Se ainda não ficar resolvido, pode ser um problema nos agentes que lançam aplicações e updates pelo que teria que ser analisado de outra forma.

      Qualquer dúvida contacta-nos. Se puderes eniva-nos os desenvolvimentos desta situação.

  5. Boa tarde!!!
    Fiz a atualização do meu computador e desde então ele não está funcionando normalmente, Ele tem travado mto e qdo clico em algum lugar a bolinha colorida do mouse fica rodando e não consigo fazer mais nd. Vc teria alguma outra dica p resolver isso?

    1. Olá, qual é o seu Mac? Que modelo e que especificações é que tem? Qual a versão do sistema operativo que tem instalada agora? Sem mais dados é impossível dar mais informações.

Deixar uma resposta