Você está aqui
Início > Soluções > Apple > Como resolver o lag no iOS 11

Como resolver o lag no iOS 11

ios iphone

Como sabes, a Apple lançou no passado dia 19 de Setembro a nova versão do sistema operativo do iPhone, o iOS 11. Regra geral, as novas versões do iOS trazem bastantes melhorias e actualizações de segurança, factos que devem ser tido em conta para que se realize o upgrade para a nova versão.

A excepção devem ser os aparelhos (iPhones e iPads) que estão no limite da linha de actualização e que devem sempre esperar alguns dias até existirem relatos suficientes de que é seguro proceder à actualização desses aparelhos. O iOS 11 apenas está disponível para os modelos a partir do iPhone 5s (inclusive), iPad Mini 2,3 e 4, iPad Air, Air 2, Pro e 5ª geração (2017), bem como iPod Touch 6ª geração.

No meu caso, tenho um iPhone 6 pelo que se justificava perfeitamente realizar a actualização para o iOS 11. O processo decorreu normalmente, tendo feito o download e instalação através do telefone (Definições > Geral > Atualização de Software > Descarregar e instalar).

No entanto, surgiu um problema notório na sua utilização: o lag! Para qualquer operação, quer fosse de deslizar de painel em painel ou abrir aplicações, era notório uma atraso na resposta da acção, o que tornou a experiência bastante desagradável.

Como resolver?

1. O primeiro passo tomado para resolver este problema foi o clássico desligar e reiniciar o aparelho. No meu caso não teve efeitos práticos mas existem relatos de que esta acção pode resolver o problema.

2. O segundo passo foi fazer um reset às definições (Definições > Geral > Repor > Repor todas as definições). Esta opção não elimina nenhuns dados das aplicações (isso só acontece se seleccionares a opção Apagar conteúdo e definições). O telefone reiniciou e passado algum tempo a experimentá-lo parece que voltou ao normal. O senão é que a maioria das definições foi perdida, como senhas de redes wi-fi, fundo de ecrã, sons para toque, impressões digitais, etc. No entanto, eu digo que valeu a pena e agora vou re-introduzindo os dados à medida que utilizo as aplicações.

3. Se mesmo assim não tiveres resolvido o problema podes sempre tentar libertar espaço no teu aparelho (Definições > Geral > Armazenamento no iPhone) pois a performance do iOS deverá ser proporcional à quantidade de espaço livre.

4. Outra solução pode passar por desactivar determinadas funcionalidades que dizem respeito a transparências, serviços de localização, etc:

  • Reduzir movimento: Definições > Geral > Accessibilidade > Reduzir Movimento (Activar).
  • Reduzir transparência: Definições > Geral > Accessibilidade > Aumentar contraste > Reduzir Transparência (Activar).
  • Actualização em segundo plano: Definições > Geral > Actualizar em segundo plano (Desactivar).
  • Serviços de localização: Definições > Privacidade > Serviços de Localização (Desactivar).
  • Actualizações automáticas: Definições > iTunes e App Store > Actualizações (Desactivar).

Se não conseguiste melhorias no teu aparelho após estes passos é provável que tenhas que adquirir um modelo mais recente para acompanhares a evolução da tecnologia.

Miguel Real

Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

Deixar uma resposta

Top
%d bloggers like this: