AppleMac OSSoluções

Deslizamento (scroll) do rato invertido no Mac OS X Lion e Mountain Lion

deslizamento natural

O deslizamento (scrolling) natural

Os sistemas operativos Mac OS X Lion (10.7) e Mountain Lion (10.8) trazem implementados um sistema de “deslizamento (scrolling) natural”, ou seja, quando queremos deslizar o ecrã para cima, temos que deslizar o dedo no trackpad (ou no magic mouse) para cima também e vice-versa.

A Apple quis fazer exatamente como nos restantes aparelhos, como sejam o iPad, iPhone e iPod Touch e que toda a gente que trabalha com eles está perfeitamente habituada a este comportamento. No entanto, quando se trata de PC’s, estamos habituados a ter o scroll invertido há décadas.

O deslizamento (scrolling) invertido

Se não se está a acostumar ao deslizamento natural pode voltar para a configuração do deslizamento tradicional (ou invertido). Para tal, basta clicar nas Preferências do Sistema -> Trackpad, clicar no separador do meio chamado “Deslocação e Ampliação” e remova a seleção da caixa “direção de deslocação: natural” (ver figuras).

Para os sistemas mais antigos e que pretendem ter implementada o deslizamento natural, um programador chamado Nick Moore fez uma aplicação chamada Scroll Reverser e que funciona desde as versões 10.4 (Tiger) até à 10.8 (Mountain Lion).

Deixe aqui o seu comentário