Você está aqui
Início > Soluções > Apple > Enviar feedback ou comunicar um bug à Apple

Enviar feedback ou comunicar um bug à Apple

apple feedback

Existem momentos na utilização de aparelhos e software da Apple em que reparas que poderias dar uma sugestão sobre um recurso que poderia ser usado de maneira diferente, como por exemplo, um elemento que poderia ser redimensionado. Outras situações envolvem comportamentos inesperados e erros (bugs).

A Apple disponibiliza alguns métodos para recolha dessas sugestões e comentários, sendo que na maioria dos casos não somos contactados de volta, mas as informações submetidas serão analisadas e seguidas pelas equipas técnicas da Apple para se corrigirem os problemas e melhorarem as funcionalidades.

Página de Feedback

A Apple disponibiliza uma página de envio de informações online para todos os seus produtos, a qual pode ser utilizada para envio de informações sobre melhorias, relatórios de bugs, comentários sobre fluxos de trabalho, configurações, compatibilidades, etc. É uma página que é “amiga do utilizador”, constituída por um formulário muito simples e que não necessita de qualquer autenticação por parte do utilizador.

Esta foi a forma que eu recorri para reportar uma situação no iOS sobre uma funcionalidade que me parece pouco amigável e lógica ao criar e editar contactos.

Página de Suporte

O suporte da Apple também é reconhecido como sendo uma maneira viável de obter e comunicar informações sobre os seus produtos. O suporte da Apple pode ser alcançado pessoalmente através de telefone, chat e email. Também nos podemos dirigir a uma loja oficial que represente a marca. Este contacto está mais direccionado para a resolução de problemas e bugs.

Comunicação de Bug

Se tens um problema que podes replicar nos teus aparelhos e nos de outras pessoas então o Reporter Bug da Apple pode ser a escolha mais acertada para o envio de feedback. Esta opção exige que tenhas um id da Apple (gratuito) e depois de teres introduzido as tuas credenciais, tens à tua disposição uma interface de aplicação web para gerar relatórios que a Apple pode depois investigar. A ferramenta faz com que seja fácil criar um novo problema, descrevê-lo e fornecer apoio material (imagens, arquivos, etc. log), e, em seguida, acompanhar os seus envios. Este processo é um pouco mais técnico mas é a melhor opção para se envolver com os engenheiros da Apple.

Se fizeres parte da comunidade de developers então deves usar a página que existe para estes tipo de profissionais.

O que se deve submeter?

Em primeiro lugar uma descrição ou um sumário do que está a acontecer. Este sumário pode mencionar o produto que está a ser afectado, a versão (por exemplo, do programa e do sistema operativo) e outros dados que forem relevantes.

Em segundo, deve incluir os passos para a reprodução do problema listando os passos exactos que levam a que ele se manifeste mesmo que não ocorra sempre. Apesar de querermos ser breves, quanto mais precisa for a informação, melhor. Por exemplo, se estivermos a reportar um problema na aplicação Mail e se o primeiro passo for “abrir uma nova mensagem” isso deixa em aberto como conseguir executar este passo: através do teclado, do menu Ficheiros ou no botão Nova mensagem?

Depois de listares os passos necessários para reproduzir o problema, deves descrever o que era esperado acontecer. Isto é importante porque mesmo que o comportamento esteja como a Apple pretende, dará uma ideia de como as pessoas estão interpretando as características do programa ou sistema.

Em seguida deves descrever os resultados que são observados por ti. Pode ser redundante porque já pode estar no sumário mas por uma questão de clareza poderás incluir novamente.

No final, poderás incluir qualquer outra informação como por exemplo screenshots ou o conteúdo das mensagens de erro. Não te esqueças que é importante identificar a versão do sistema operativo e modelo do dispositivo (por exemplo num computador Mac, o ano, CPU, RAM, etc.).

Miguel Real

Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

Deixar uma resposta

Top
%d bloggers like this: