AppleiPhoneSoluções

Gravar uma entrevista com o iPhone

iphone record interview

Quando se exige que façamos um registo oral de um pensamento, de uma reunião ou de uma entrevista qual a forma mais simples e eficaz?

Ontem, pediram-me ajuda para colocar a funcionar um aparelho que era necessário para gravar uma reunião. No entanto, tal não foi possível de concretizar, pois não tínhamos como carregar a bateria do aparelho. Então como ultrapassar esta dificuldade?

Sabendo que a pessoa em causa tinha um iPhone, eu questionei-a se tinha espaço livre, porque não sabia qual a duração da gravação além de que poderia haver alguma limitação no tempo que é permitido registar. Mas vamos por partes.

Que aplicação é que se usa?
O iPhone traz instalado uma aplicação chamada Dictafone, que serve para realizar gravações de voz. É simples de usar: tem um aspecto simples e basta passar o dedo no botão vermelho e a gravação começa.

icon dictafone
icon dictafone

E limitações, tem alguma?
Bom, em versões anteriores do ios existia de facto uma limitação na duração da faixa mas nas versões actuais isso já não acontece. Ao que parece, pode gravar horas sendo que o único aspecto limitador seja o espaço livre no aparelho.

E funciona sempre bem?
Pelo que li, se passar de uma hora poderá haver alguns problemas se por acaso receber uma chamada. Por isso recomendo que coloque o seu aparelho em modo de voo para ultrapassar eventuais problemas. Após a ordem de terminação da gravação, o aparelho também poderá demorar algum tempo a guardar a faixa de som. Esse processo não deve ser interrompido pois pode levar a erros no ficheiro e à sua inutilização.

A minha experiência diz-me que é uma boa aplicação e que serve na maioria dos casos. A vantagem é que não é preciso instalar outras aplicações nem recorrer a outros aparelhos.

E vocês, já usaram alguma vez?

Deixe aqui o seu comentário