Software Livre

LibreOffice – uma alternativa ao Microsoft Office

libbreoffice ecra inicial

Uma das ferramentas mais utilizadas em ambiente de trabalho ou em casa é uma suite de programas de produtividade. A mais conhecida é o Microsoft Office mas tem custos que por vezes podem ser grandes, tendo em conta o tamanho da organização quer as actualizações que por vezes são necessárias efectuar aos sistemas, implicando a compra de outras suites ou licenças.

Mas não existem outras alternativas credíveis e com menos custo? Existe, sim senhora, e chama-se Libre Office.

O Libre Office é um software de produtividade Open Source que surgiu do código fonte do Open Office, e é o preferido de muitas comunidades, especialmente para quem utiliza Linux (embora também esteja disponível para Windows e Mac). A nova versão, a 3.6, tem a particularidade de trazer bastantes melhorias e correcções, tornando-o mais estável e apetecível para uso pessoal e empresarial.

O LibreOffice contém várias aplicações que o tornam a aplicação de produtividade grátis e de código aberto mais poderosa do mercado:

  • Writer – o processador de texto;
  • Calc – a aplicação de folhas de cálculo;
  • Impress – o motor de apresentações;
  • Draw – a  aplicação de desenho e gráficos;
  • Base – para gerir bases de dados e sua interface;
  • Math para editar fórmulas e equações matemáticas.

Writer

O LibreOffice Writer é o processador de textos da suite, semelhante ao Word, presente na suite Microsoft Office, ao WordPerfect, da Corel, e ao Pages, disponível no iWork. Assim como os restantes programas semelhantes, utiliza o sistema WYSIWYG (“what you see is what you get”) para a elaboração de textos complexos, com imagens e diversas opções de formatação.

Um dos seus atributos diferenciadores é o reconhecimento nativo para leitura e escrita dos mais diversos tipos de ficheiros desde a versão 2.0, sendo compatível com os arquivos padrões do Word, do StarWriter e do antigo formato do OpenOffice.org, embora utilize o formato ODF como padrão (que é suportado nativamente pelo Microsoft Office 2010 e também pelo WordPad do Windows 7). Também é possível com o Writer guardar o arquivo em formato PDF, permitindo que o documento seja aberto por qualquer leitor de PDF, como o Acrobat Reader e o Foxit Reader.

O Writer pode ser utilizado para escrever textos curtos, como cartas e memorandos, textos longos, com imagens e gráficos, e até livros. A aplicação também é um editor de HTML, sendo possível criar hiperligações e inserir outras características presentes nesse tipo de arquivo, embora essas características também possam ser mantidas ao salvar em outros formatos.

Calc

O LibreOffice Calc é um programa de folha de cálculo e assemelha-se ao Lotus 1-2-3, da IBM, e ao Excel, da Microsoft. O Calc é destinado à criação de folhas e tabelas, permitindo ao usuário a inserção de equações matemáticas e auxiliando na elaboração de gráficos de acordo com os dados presentes na folha de cálculo.

O Calc utiliza o formato ODF como padrão, embora reconheça e exporte arquivos em formatos de outras folhas de cálculo, além de exportar arquivos em PDF sem a necessidade de instalação de uma extensão, assim como todos os aplicativos da suite LibreOffice. O Calc possui o recurso de fórmulas em linguagem natural, permitindo a criação de uma fórmula sem a necessidade de aprendizagem de códigos específicos.

Impress

O LibreOffice Impress é um programa de apresentação de slides similar ao Keynote, presente no iWork, e ao PowerPoint, encontrado na suite da Microsoft, e destina-se a criar e a apresentar slides, sendo possível inserir fundo, títulos, marcadores, imagens, vídeos, efeitos de transição de slides, entre outras opções.

O Impress suporta uma apresentação em múltiplos monitores. Suporta diversos formatos, inclusive com os formatos padrões do PowerPoint, e utiliza o formato ODF como padrão, podendo também exportar os trabalhos realizados em PDF.

Draw

O LibreOffice Draw é um programa de edição eletrónica e construção de desenhos vetoriais, semelhante ao CorelDRAW, da Corel. Desde a versão 3.3 da suite, o Draw é capaz de editar arquivos em PDF mantendo o seu layout, além de também exportar outros trabalhos nesse formato e no formato SWF.

A importação de arquivos em PDF é possível em versões anteriores através da instalação de uma extensão chamada PDF Import, que passou a ser incluída nativamente no pacote de instalação da suite desde a versão 3.3. Embora apresente semelhança com o CorelDRAW, o Draw não é compatível com o seu formato de ficheiro e utiliza o formato ODF como padrão.

A partir da versão 3.5 permite importar arquivos do Microsoft Visio, não perdendo nenhuma informação. A nova versão do LibreOffice 3.6.0 permite importar arquivos CDR do Corel Draw.

Base

O LibreOffice Base é um gestor de base de dados (semelhante ao Access no Microsoft Office) e destina-se à criação e gestão de bases de dados, tendo suporte para a criação e modificação de tabelas, consultas, macros, relatórios e formulários. O Base suporta diversos motores de base de dados, como HSQLDB, MySQL, dBase, Microsoft Access, Adabas D e PostgreSQL, dando suporte também para outras bases de dados nos padrões JDBC e ODBC. O programa também suporta catálogos de endereços nos formatos LDAP, Outlook, Windows e Mozilla.

Math

O LibreOffice Math é um programa que auxilia na formatação de fórmulas científicas e matemáticas de maneira equivalente ao Equation Editor, ferramenta presente na suite da Microsoft. De forma semelhante ao Equation Editor, pode-se trabalhar com o Math dentro das outras aplicações da suite para formatar as fórmulas ou utilizá-lo como um aplicativo isolado dos restantes. As formatações de fórmulas realizadas na aplicação poderão ser salvas em formato ODF, em MathML, no formato do StarMath, no antigo formato padrão adotado pelo OpenOffice.org e também em PDF.

Links (versão 3.6)

página oficial
página de downloads
lista de melhorias

Deixe aqui o seu comentário