Você está aqui
Início > Joomla > O que é o Joomla

O que é o Joomla

joomla logo

O Joomla! (pronuncia-se djumla) é um gestor de conteúdos direccionado para a publicação e gestão de informação online, implementando websites dinamicos, isto é, recorrendo a bases de dados onde os conteúdos são armazenados. Tem uma licença openSource GPL e uma enorme comunidade de utilizadores e programadores. O seu desenvolvimento é suportado pela associação OpenSourceMatters.

Possui versões em mais de 60 idiomas diferentes e é ótimo para o desenvolvimento de blogs, revistas online, portais de conteúdo, lojas, etc. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor web Apache ou IIS e recorre ao motor de base de dados MySQL (apesar de nas ultimas versões já existir suporte a outros motores).

O nome Joomla é o equivalente fonético da palavra Swahili “Jumla” que significa “todos juntos” ou “como um todo”.

O Joomla! foi originalmente lançado a 22 de Setembro de 2005 depois de os programadores de uma plataforma anterior, o Mambo, se terem separado desse projeto. As versões são indicadas por números, existindo a série inicial 1.0.x (em que x é o número da versão). Atualmente a versão mais recente é a 3.1 sendo que existem muitos sites desenvolvidos na versão 2.5. Aqui podem ver alguns screenshots da parte de administração (normalmente chamada de backend) da versão 3.

A comunidade de utilizadores e programadores do Joomla! é enorme a nível mundial, existindo um conjunto de comunidades locais que contribuem para a localização e desenvolvimento do Joomla! e que obedecem a determinadas normas no sentido de se constituírem como parceiros oficiais de tradução.

O site oficial é o www.joomla.org e a comunidade portuguesa desta plataforma pode ser visitada em www.joomlapt.com onde podemos encontrar as versões na nossa língua materna assim como fóruns de apoio.

Para se iniciar pode ler alguns tutoriais presentes no site da comunidade portuguesa através do endereço http://forum.joomlapt.com/faq-instalacao/tutoriais-comece-por-aqui-t347.html

O download da versão oficial em português pode ser feito em http://www.joomlapt.com/download-joomlapt.html?view=docman
A versão oficial em inglês pode ser encontrada em http://www.joomla.org/download.html

O Joomla! está estruturado em Componentes, Módulos, Plugins e Temas que podem ser adicionados à sua instalação expandido as funcionalidades base da plataforma. O repositório oficial para os Componentes, Módulos e Plugins pode ser visitado no endereço http://extensions.joomla.org/ onde irá encontrar uma infinidade de categorias para todos estes recursos, alguns pagos e outros grátis.

Brevemente iremos publicar alguns tutoriais sobre esta plataforma para que quem se quer iniciar neste CMS e implementar o seu site. Podem ver este vídeo sobre a nova versão, a 3.0 onde são apresentadas as principais novidades deste CMS:

Miguel Real
Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Top
%d bloggers like this: