O que é o WordPress

wordpress logo

O WordPress é um gestor de conteúdos que muitos associam à criação de blogues. No entanto, esta plataforma é bastante versátil e permite a implementação de websites vocacionados para as mais diversas áreas, como revistas e jornais online, blogues e sites pessoais ou empresariais, lojas online, etc. É um CMS gratuito, com licença GNU General Public License.

É uma plataforma dinâmica, recorrendo a base de dados MySQL para armazenamento da informação e programação PHP para execução da aplicação. À data em que escrevemos este artigo está traduzido para 76 idiomas como podem verificar em http://codex.wordpress.org/WordPress_in_Your_Language/.

O WordPress surgiu a partir de um outro projeto que entretanto desapareceu chamado b2/cafelog sendo que a sua popularidade surgiu devido ao seu código aberto, a facilidade de utilização e as suas caraterísticas no que diz respeito à gestão do conteúdo.

Possui uma grande comunidade de utilizadores e programadores o que permite uma grande troca de informação, apoio e desenvolvimento de novas funcionalidades de uma forma notável. Apesar de ser desenvolvido em grande parte pela comunidade, o WordPress é associado com a empresa Automattic onde alguns dos principais programadores do WordPress são seus funcionários. A página oficial do projeto pode ser visitada em http://wordpress.org/.

Em Portugal podemos ter o apoio da Comunidade Portuguesa de WordPress, que além de traduzir as versões do WordPress para a nossa língua materna também fornece suporte técnico. A página desta Comunidade pode ser visitada em http://pt.wordpress.org/.

O WordPress tem uma estrutura base e podem ser adicionados temas gráficos e plugins que melhoram a plataforma e acrescentam funcionalidades extra, sendo alguns gratuitos e outros pagos.

WordPress.com ou WordPress.org
Por vezes surge a confusão entre este dois endereços. O WordPress.com é um serviço online da empresa Automattic e que fornece o alojamento gratuito para a criação de blogues na plataforma WordPress. A instalação e gestão do alojamento é realizada pela empresa, sendo que os utilizadores apenas têm de escolher um tema e criar os seus conteúdos. Em tudo semelhante à plataforma da Google, o Blogger.

O WordPress.org é o site oficial do projeto WordPress, onde se pode efetuar o download da aplicação, verificar os plugins, temas disponíveis e documentação relacionado com o WordPress, normalmente designada por Codex.

Miguel Real
Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

Deixar uma resposta