Você está aqui
Início > Ganhar Dinheiro > Poupa nas Compras de Natal com a Black Friday

Poupa nas Compras de Natal com a Black Friday

black friday woman shopping

A Black Friday começa já no próximo dia 28 de Novembro. Mas o que é a Black Friday?

Black Friday (ou Sexta-Feira Negra) é um termo criado pelo retalho nos Estados Unidos para designar a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4°sexta feira do mês de Novembro. A ideia foi adotada por outros países como o Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil, entre outros.

Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. Mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento.

No negócio do retalho e no início de 1980, foi criada uma teoria em que se usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano.

Alguns anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos retalhistas para indicar o período de maior faturação e, desde então, é a data mais agitada no país. No dia do evento, muitas lojas abrem muito cedo, algumas até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de ofertas. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes para obterem os melhores produtos com grandes descontos.

Embora não seja um feriado, muitas pessoas têm o dia de folga e tornam-se consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados por muitos consumidores, mais atrativos do que os da época natalícia.

E os próximos parágrafos são para que possas poupar mais e que faças excelentes compras.

Normalmente, os preços nas lojas online são mais atrativos do que nas lojas físicas, podendo encontrar-se diferenças significativas de preço para os mesmos produtos. Além disso, algumas lojas online internacionais oferecem ainda melhores descontos e algumas delas com portes gratuitos.

A Amazon é desde há muitos anos uma referência no comércio electrónico tendo aberto diversas lojas online das quais destaco:

Se não estás habituado a comprar nestas lojas, quero que saibas que a Amazon é um dos meus sítios favoritos, quer pela variedade de produtos quer pelas excelentes oportunidades que oferece. E nesta Black Friday não vai ser excepção. Nos diversos sítios da Amazon, já está em marcha uma promoção semanal (24/11/2014 a 1/12/2014), mas esta sexta-feira, irá ter grandes descontos.

Por norma, comprava na Amazon do Reino Unido, uma vez que as entregas para Portugal era gratuitas para compras superiores a 25 libras. No entanto, recentemente, esse benefício deixou de existir. Agora, tenho a tendência de comparar os preços e os custos de envio nos sítios da Amazon do Reino Unido e Espanha. E por vezes também acabo por comprar na Amazon da Alemanha, uma vez que tenho familiares que me podem trazer os produtos. Penso que vale a pena, pois acabamos por ter oportunidade de adquirir bens por diferenças significativas.

Os meios de pagamento são normalmente através de cartão de crédito. Se não tens um não há problema, pois podes criar cartões de crédito virtuais através do MBNet, como eu costumo fazer, e com controlo de utilizações e de montante. Se queres saber mais sobre o MBNet lê o artigo Como fazer compras na internet com cartão de crédito virtual, o MBNet.

Deixo-te aqui alguns links para páginas de categorias que te podem interessar na Amazon. Eu pelo menos vou estar atento a vários itens que tenho debaixo de olho:

CATEGORIA Estados Unidos Reino Unido Espanha Alemanha
Brinquedos lego lego lego lego
Tablets tablets tablets tablets tablets
Smartphones smartphones smartphones smartphones smartphones
Videojogos video games video games video games video games
Instrumentos Musicais instrumentos instrumentos instrumentos instrumentos

Desejo-te boas compras com óptimos negócios! E já sabes, se tiveres dúvidas contacta-me.

Créditos:
Image Black Friday sale woman | Vector by Vector Open Stock

Miguel Real
Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Top
%d bloggers like this: