Thunderbird, o melhor cliente de email gratuito

thunderbird

Já ouviste falar em cliente de email ou gestores de email? Quando trabalhamos na organização, provavelmente temos um email institucional além dos outros endereços pessoais registados nos mais diversos serviços como o Gmail, Outlook, Yahoo, etc.

Para nos ajudar a gerir estas contas de email recorremos a software chamado cliente de email. O mais conhecido, sem dúvida, é o Microsoft Outlook. Mas e quanto a versões gratuitas? Vamos conhecer o Thunderbird!

O Thunderbird é uma aplicação de gestão de correio electrónico gratuita e que é de fácil configuração e personalização – e está cheio de muitas funcionalidades!

O Thunderbird é produzido pela Mozilla Foundation (também criadora do Mozilla Firefox) e está entre os mais famosos e mais utilizados no mundo. Lançado em 2003, com uma interface simples e objectiva, facilita a organização das contas de correio electrónico.

Este cliente de email costuma estar pré-instalado nos sistemas operativos Linux (Ubuntu, por exemplo), e pode ser instalado gratuitamente para Windows e Mac OS X também.

Algumas das funcionalidades são:

  • Aceder a arquivos XML;
  • Feeds de notícias ou artigos (Atom e RSS);
  • Bloqueia imagens;
  • Filtro anti-spam;
  • Alterar o tema de fundo.

Quais são as vantagens?

Segundo diversas pesquisas sobre produtividade, apesar da tarefa de visualizar os emails ser importante, não deve ocupar muito tempo do seu trabalho. O ideal é ter uma janela de tempo definida para se dedicar ao envio e resposta de emails.

O Thunderbird pode reunir todas as suas contas de email num único programa, e sempre que precisar de enviar ou receber uma mensagem, pode tê-las na mesma interface e ordenadas ou categorizadas como deseja. Além do mais, pode receber notificações de chegada de emails assim que o programa começa a ser executado.

SPAM
O sistema do Mozilla Thunderbird está equipado com um filtro contra mensagens indesejadas e maliciosas, designadas por SPAM. Uma análise cuidadosa é realizada para identificar emails fraudulentos ou simplesmente indesejados. Estas mensagens podem ser movidas para uma pasta especial ou podem ser excluídas automaticamente.

Extensões
Existem uma série de extensões desenvolvidas para o Thunderbird que facilitam e melhoram o trabalho de gestão de emails. Para verificar quais as extensões que estão disponíveis para o Thunderbird basta clicar aqui.

Versatilidade
O Thunderbird acaba por ser muito versátil visto que pode ser instalado nos mais diversos sistemas operativos e em diversas plataformas, como no Windows, Mac OS X, Linux, OS/2 e Solaris. Está disponível em mais de 60 línguas. A tabela completa pode ser consultada aqui.

Grátis
Hoje em dia, na internet, podemos encontrar diversos programas de software livre para competir com os programas pagos (e alguns bem caros) desenvolvidos por grandes empresas. Em muitos dos casos, os programas gratuitos têm menos recursos e menos actualizados mas isso não se passa com o Thunderbird.

Além disso, o código fonte do Thunderbird também é disponibilizado pela Mozilla, permitindo assim que qualquer um possa fazer alterações se achar necessário (claro que é preciso ter conhecimentos de programação).

Download
Para fazer o download do programa em Português (de Portugal), basta clicar neste link do site oficial do Mozilla Thunderbird. A interface da instalação do programa e a sua configuração são relativamente simples mas se tiverem dúvidas, já sabem, contactem-me!

Em jeito de conclusão, o Thunderbird é um excelente programa para melhorar a tua produtividade na gestão de emails, além da vantagem de ser gratuito.

Miguel Real
Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

Deixar uma resposta