Você está aqui
Início > Soluções > Microsoft > Windows 10 não encerra no portátil

Windows 10 não encerra no portátil

O Windows 10 trouxe algumas novidades e, no geral, funciona muito bem, mas alguns utilizadores queixam-se de que têm problemas nos seus PC’s, especialmente portáteis que não encerram. Normalmente, isto deve-se à nova função chamada de Hybrid Shutdown, cujo objectivo é diminuir o tempo de encerramento do sistema.

Esta nova funcionalidade está activa por defeito e diminui o tempo de encerramento do PC. O Hybrid Shutdown consegue diminuir esse tempo ao hibernar a sessão do kernel em vez de a fechar por completo. Quando o PC é ligado novamente, a sessão do kernel é acordada da hibernação e assim diminui o tempo de arranque também.

Enquanto esta “feature” visa melhorar a performance do sistema, pode no entanto causar alguns erros ou impedir que o Windows encerre completamente. Quando isto acontece, a maioria dos computadores “congela” ou fica apenas com o ecrã cinzento e com as luzes dos leds acesas.

Assim, para resolver este problema, é necessário desactivar a funcionalidade do Hybrid Shutdown. Ao fazer isto, poderemos estar a aumentar o tempo de encerramento do PC mas o problema fica resolvido permanentemente.

Solução 1 – Desactivar o Hybrid Shutdown

  1. No menu Iniciar clicar em Definições
    win10 shutdown step 01
  2. Clicar em Sistema
    win10 shutdown step 02
  3. Clicar em Energia e Suspensão e, em seguida, em Definições adicionais de energia
    win10 shutdown step 03
  4. Clicar em Escolher o que faz o botão para ligar/desligar
    win10 shutdown step 04
  5. Clicar em Alterar definições que estão actualmente disponíveis
    win10 shutdown step 05
  6. Clicar na caixa e tirar o visto na opção Activar arranque rápido (recomendado). No final clicar em Guardar alterações.
    win10 shutdown step 06

Solução 2 – Criar atalho para o Encerramento Completo

  1. Fazer um clique com o botão direito no rato numa área vazia do ambiente de trabalho
  2. Clicar em Novo e depois em Atalho
  3. Na caixa para escrever a localização do item escrever (ou copiar) o seguinte texto:
    shutdown -F -T ## -C “mensagem aqui”

    NOTAS:
    ## deve ser substituído por qualquer número de 0 a 315360000 (tempo que demora a fazer o encerramento)
    “mensagem aqui” pode ser qualquer texto que queiras

  4. Clicar em Seguinte
  5. Escrever o nome para o atalho que quiser e clicar em Concluir
  6. Se quiser alterar o ícone, faça clique com o botão direito no atalho e escolha Propriedades, e em seguida, Clique em alterar o ícone.

 

Espero que com estas dicas consigam fazer o correcto encerramento do vosso sistema, caso estejam a ser afectados por este problema.

Se quiserem partilhem aqui a vossa experiência e como conseguiram ou não ultrapassar esta questão. E já sabem qualquer dúvida contactem-me através do formulário na página dos contactos, através de um comentário neste artigo ou através de email.

Miguel Real

Miguel Real, português, criador do blogue Ajuda em Informática, com formação específica em informática, entusiasta de novas tecnologias e por partilha de conhecimento.

Deixar uma resposta

Top
%d bloggers like this: