Como tenho referido bastantes vezes, uso o browser Google Chrome para navegar na Internet porque é rápido, estável e fiável. No entanto, alguns utilizadores têm, mais cedo ou mais tarde, problemas com o plugin da Adobe, o Shockwave Flash. Esta não é uma falha de segurança, mas causa erros ao carregar conteúdos baseados na tecnologia Flash, como vídeos ou jogos, por exemplo.
Geralmente, o que acontece é que ao visualizar uma página web, ela irá “crashar” e será apresentada de seguida uma mensagem abaixo da barra de endereço com a mensagem “não foi possível carregar Shockwave Flash“. Este comportamento ainda pode ser seguido por um pop-up do Chrome questionando se deseja fechar os separadores que não respondem.
Porque é que isto acontece?
A razão disto acontecer apenas no Chrome deve-se à forma como o navegador lida com o conteúdo em Flash. Enquanto os outros navegadores invocam a instalação Flash do sistema, o Chrome tem incluida internamente a instalação do plugin. Quando é lançada uma nova versão do Chrome, a instalação interna do Flash é atualizada.
Infelizmente, as coisas podem complicar-se, pois o Chrome fica muito facilmente confundido ao tentar utilizar a instalação do Flash que reside no sistema operativo e a instalação interna. O resultado é o navegador começar a ficar lento, bloqueios temporários e paragem do navegador em todas as instâncias do Flash ativos. Será nesta altura que irá perceber como muitos sites usam o Flash pois irá surgir o alerta em cada separador aberto que precisar do plugin.
Como resolver?
A solução apresentada serve para contornar o problema, uma vez que a equipa do Google Chrome ainda não conseguiu, de todo, resolver esta questão nas diversas versões do navegador que vai lançando. Primeiro terá que digitar o endereço chrome://plugins na sua barra de endereço. Agora percorra a lista dos plugins instalados no seu Chrome e localize os denominados Flash. Se tiver algo semelhante a Flash (2 Files) então existe uma forte possibilidade de o seu erro se dever ao que foi explicado anteriormente.
Passo 1:
Num separador novo digitar o endereço chrome://plugins
Passo 2:
Clicar em “+ Detalhes” no canto superior da página para que possa ver as várias ocorrências dos diversos plugins instalados.
Passo 3:
Localizar o plugin do Adobe Flash Player.
Passo 4:
Desativar o plugin interno do Chrome. Assim vamos “obrigar” a que o Google Chrome utilize apenas o Flash do sistema operativo.
Passo 5:
Fechar o Chrome e reabrir para que as alterações tenham efeito.
Teste novamente com as páginas que começaram a ter problemas. No nosso caso, o YouTube não era capaz de carregar os vídeos e ao executar esta solução, ultrapassámos o problema.
Atenção que este método pode não resolver todos os problemas com o Shockwave Flash Plugin e alguns utilizadores poderão encontrar apenas uma instância do Flash instalada nos plugins do Google Chrome. Mas felizmente este método resolve o problema na maioria dos casos.
NOTA:
- Em alguns casos, atualizar os drivers da placa gráfica do computador resolve o problema;
- Quando o Chrome fizer o update automático para uma nova versão do browser, os plugins poderão ser reativados automaticamente; Em caso de um update, verifique se o plugin continua desativado ou se tem que repetir o processo caso verifique que voltou a ter erros;
- Alguns utilizadores relatam que encontram 3 plugins do adobe flash em vez de dois. Desative todos excepto o do sistema operativo. No caso do windows, é o que apresenta o caminho “C:\Windows\system32\Macromed\Flash\…”
Senhores,
Parabéns e obrigado por suas dicas. Foram muito úteis e funcionais.
Grato,
Adenias Gonçalves Filho
Brasil – Rio de Janeiro
Olá Adenias.
Não tem que agradecer. Estamos cá para ajudar a resolver os vossos problemas, esse é o nosso objectivo. Qualquer dúvida não hesite em nos contactar.
Se quiser ficar a par das novidades do nosso site, assine o feed RSS no lado direito do nosso site e/ou seja fã da nossa página do facebook.
Cumprimentos,
Miguel Real.
Oi ñ guento mais,de apareser en minha pgna uma barra amarelaque ñ consigo retirar esta pginana barra amarelak.dis ñ foi posivel atualizar o phug
Muito obrigada pelas dicas,foram muito úteis!!!