Uma das dificuldades que os utilizadores do MAC enfrentam é quando têm que lidar com suportes de armazenamento formatados em NTFS. Apesar de conseguirem ler o seu conteúdo, o MAC não consegue escrever nestes suportes.
Uma das alternativas é comprar software que permite activar esta funcionalidade como é o caso do Paragon NTFS. No entanto, vou mostrar como é possível ter esta funcionalidade gratuitamente no MAC OS.
Vamos então começar:
- Em primeiro lugar assegura que o teu disco ou pen usb tem um nome único e distinto dos outros suportes de armazenamento.
- Abre a aplicação Terminal (Aplicações > Pasta Utilitários > Terminal).
- Vais necessitar de editar o ficheiro fstab com o seguinte comando:
sudo nano /etc/fstab
Introduz a senha e depois carrega no ENTER.
O terminal passa a exibir a janela do editor de ficheiros nano com o conteúdo do ficheiro fstab:
- Agora é necessário escrever a seguinte linha no ficheiro fstab:
LABEL=NAME none ntfs rw,auto,nobrowse
Tem em conta que deves alterar NAME para o nome do teu dispositivo de armazenamento. No meu caso, o nome do meu dispositivo que estou a configurar é teste.
- Grava as alterações ao ficheiro premindo CTRL + X e confirmando as alterações clicando de seguida em Y.
- Desmonta/Ejecta a drive do Finder.
- Volta a montar a drive no Finder. O Finder não irá mostrar a unidade.
- Para activar a vista para a unidade tens de executar o comando que vai mostrar a pasta de volumes ocultos. No terminal escreve o seguinte comando, seguido de ENTER:
open /Volumes
Agora temos acesso ao suporte de armazenamento formatado em NTFS com possibilidade de leitura e escrita. Para não teres que executar o comando open /Volumes sempre que quiseres ter acesso à tua drive, arrasta-o para os Favoritos na barra lateral esquerda do Finder ou faz um atalho e coloca-o na dock.
Deixe aqui o seu comentário